Para Sempre Ana


 

Três Luzes é uma típica cidade pequena, onde todos se conhecem, boatos correm rapidamente e reputações têm extremo valor. Enquanto a vida dos habitantes corre sem grandes rompantes ou surpresas, eis que, para descontentamento de uma das famílias de maior prestígio da cidade, uma mulher surge, marcada por um passado difícil e pouca esperança de um futuro animador, para agitar a vida provinciana de todos na cidade e influenciar três gerações de homens da família Rigotti.

Caindo como uma bomba em plena festa de natal da família Rigotti, Ana não é vista com bons olhos por nenhuma das importantes figuras presentes no lugar. Afirmando que o filho que traz nos braços é de Carlos, filho de Nestor, o médico mais respeitado da região, ela exige que o mesmo assuma a paternidade do bebê, enquanto ele afirma ser impossível que o que a moça diz seja realmente verdade, temendo ter seu relacionamento com a namorada ameaçado. Ana não desiste, Carlos não se convence apenas com a palavra da moça, e assim começa a se desenrolar uma trama capaz de surpreender até a última página.

A narrativa em terceira pessoa, capaz de me deixar extremamente confortável, é perfeita, pois permite que o leitor veja um pouco do que se passa na mente de cada um dos personagens. Mostrando-se intenso sem se tornar cansativo, eu diria que Para Sempre Ana é um livro, principalmente, de segredos, intrigas e reviravoltas, tudo com dose extra.
Posso destacar dois motivos principais para eu ter me apegado tanto à história. Em primeiro lugar, o fato de a narração não ser linear; em segundo, a mesma não possuir uma linguagem simples.  Tais coisas são capazes de me prender muito mais que livros com uma linguagem atual — às vezes boba demais —, embora não funcione com todos.

Não cheguei a enxergar no início, mas aos poucos foi se tornando claro que todos os personagens estavam em tal lugar, tal hora, ou apenas existiam, por algum motivo, e essa é uma coisa que sempre admiro nos livros. Apesar de ter de dizer que não simpatizei com Ana, não gostar dela me fez ler com ainda mais afinco, na torcida para que algo acontecesse e mudasse o rumo da história. Não que ela seja uma personagem ruim, longe disso.

Uma história que envolve misticismo, que tem pontas bem amarradas e um toque novelesco, Para Sempre Ana é simplesmente para aqueles que apreciam uma boa leitura.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por O Mundo Por Dentro Dos Livros - Tecnologia Blogger