Páginas Inéditas de "O Pequeno Príncipe" Vão A Leilão
Especialistas descobriram, para surpresa de todos, manuscritos originais inéditos do clássico infantil O Pequeno Príncipe escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. As duas páginas em questão foram encontradas em coleção particular repassada para a casa de leilões francesa Artcurial.
Segundo informação do jornal The Guardian traduzida por O Globo, a caligrafia do autor dificultou um pouco o processo de leitura dos textos, mas nada que impediu de conhecermos uma versão anterior de trecho da obra onde o Príncipe chega na Terra. Veja a comparação:
Versão publicada:
Se os dois bilhões de habitantes que povoam sua superfície ficassem de pé e amontoados juntos de alguma forma, como fazem em algumas reuniões públicas, eles poderiam facilmente ser colocados em um espaço de 20 milhas de distância por 20 milhas de largura
Versão encontrada:
“Se juntássemos todos os habitantes desse planeta, todos juntos uns dos outros, apertados, como eles fazem para algumas reuniões, os brancos, os amarelos, os negros, as crianças, os velhos e os homens, sem esquecer de ninguém, toda a humanidade caberia em Long Island”
Como fica claro, as diferenças estão na menção específica aos EUA (Long Island) que foi substituída por uma caracterização universal e a quantidade de pessoas (2 bilhões) que acabou ficando no lugar das especificações físicas (brancos, negros, crianças...)
A segunda página apresenta personagem completamente inédito; um entusiasta por palavras cruzadas que o Pequeno Príncipe acredita ser o responsável por cuidar do planeta Terra. Em dado momento o principezinho, como prestativo que é, sugere ajudá-lo e o homem concorda perguntando qual seria uma palavra de 6 letras que começa com "G" para gargarejar. A página termina aí sem revelar o desfecho da conversa.
O leilão destas páginas acontecerá no dia 16 de maio, o preço inicial será de 40 mil dólares.
FONTE
Postado por
Júlia
Marcadores:
Notícias de Livros
Nenhum comentário
Postar um comentário
Deixe aqui um comentário