Análise de personagem literário: Peter Pan


Quando eu era criança, dizia à minha mãe que quando o Peter Pan viesse me buscar, eu não seria igual a Wendy, que teve a oportunidade de viver eternas aventuras e trocou isso por crescer. Não, eu ficaria na Terra do Nunca, ao lado do Peter Pan, Sininho e os Meninos Perdidos. "Não voltarei, mamãe". Mas o tempo passou e... Ainda espero Peter Pan. Não perco a fé, afinal, há quem espere suas cartas de Hogwarts até hoje também, não é?!

Começemos pelo mais fácil: o nome Peter Pan. Alguém já imaginou como surgiu? Há quem acredite que o autor da obra, James Barrie, atribuiu o nome Peter em homenagem à um dos quatro filhos de Sylvia Davies, uma viúva da época. Ele logo se tornou amigo de seus filhos enquanto visitava o jardim londrino Kensington.

Há um filme em que se pode conferir a história de Barrie e a criação de sua obra mais famosa. É o filme "Em busca da terra do nunca" (Título brasileiro) dirigido por Marc Foster, 2004. O elenco conta com Johnny Depp como o autor James Barrie e Kate Winslet como a viúva Sylvia.


Por conseguinte, temos o termo Pan. Basta uma simples análise comparativa com o deus grego Pan e percebemos uma certa similaridade. Pan é o deus dos bosques, dos campos e da fertilidade. Metade animal, metade humano, é um excelente músico. Assim como o Pan de James Barrie, toca flauta e faz isso primorosamente. 

Embora este seja apenas um menino muito travesso, sem nada de metade animal, metade humano, a familiaridade com a natureza e os seres mágicos é um fato a se considerar, se o comparar ao Deus Pan. Conta-se que o deus era bastante galanteador e Peter Pan não perde para ele: "Wendy, qualquer menina vale mais do que vinte meninos" (Peter Pan, 2004, p.16). E assim ele ganha a confiança e estima de Wendy. E agora, são ou não os mesmos?


Peter Pan é um menino revoltado, não quer crescer de maneira nenhuma e logo consegue um jeito de viver longe de seus pais. Vive na Terra do Nunca junto com Sininho e os Meninos Perdidos (quem quiser o endereço é "Dobrando a primeira rua à direita, siga em frente até nascer o dia"[Peter Pan, 2004, p.14]). Um garoto ousado, que não tem medo das ameaças do capitão Gancho e de ninguém. Vive por aventuras e não perde nunca sua honra.

Esta obra apresenta uma característica intrigante: o conflito do crescimento e a tentativa de se manter jovem eternamente para evitar as responsabilidades. Peter Pan faz o que todos um dia gostaríamos de ter feito: fugir e viver num mundo inteiramente nosso, o mundo dos contos de fadas. Mas como a vida é cruel, nós crescemos, e para mostrar a inevitabilidade deste fato é que a personagem Wendy existe. Ela volta para casa com seus dois irmãos para crescerem ao lado de seus pais e amigos. Mesmo com a possibilidade de ter uma vida de aventuras na Terra do Nunca, em algum momento ela deveria voltar para casa.

Mesmo tendo esta inegável carinha de travesso (vê foto abaixo) é inquestionável a presença de amor no personagem. A sua necessidade de cuidados como toda criança precisa, mesmo querendo mostrar-se auto-suficiente e o chefe da turma, cede aos cuidados de Wendy, que faz o seu trabalho com muito carinho, mostrando o papel que as meninas assumem desde pequenas, o de mãe: "Agora, Peter, está na hora do seu remédio. Vá apanhar suas coisas." (Peter Pan, 2004, p.79)


Ainda há o conflito do primeiro amor, onde na obra, James Barrie coloca como o triângulo amoroso Wendy-Peter-Sininho mostrando que atravessar essa fase da descoberta do amor nem sempre é indolor. No final, todos precisamos fazer uma escolha: Seguir em frente ou ficar. Ficar eternamente, sem arrependimentos. É isso o que Peter Pan me ensinou e espero tenha encantado você também.


"Sonhos se tornam realidade, se você desejá-los o suficiênte." - James Barrie

(BARRIE, James, 2004, Peter Pan. Rio de Janeiro: Ediouro)


As imagens acima são do filme dirigido por P.J. Hogan e o mocinho que interpreta Peter Pan é Jeremy Sumpter (Hoje está mais gato ainda meninas, procurem o twitter oficial do lindo. Ainda sonho com ele vindo me buscar) e Wendy é interpretada pela bela Rachel Hurt-Wood.

Bem, é isso, esperam que tenham curtido e até a próxima!!              

Um comentário

  1. oie!!!conheci seu blog hoje e tenho que dizer que você me conquistou quando falou que esperava o Peter te buscar,porque quando criança eu também era apaixonada por a história do Peter Pan(ainda sou kkkk).E você falando sobre o primeiro amor lembrei que o ator que interpretava o Peter(Jeremy Sumpter) me lembrava meu amor de infância.

    Um beijo *.* linda !!!!continue escrevendo dessa forma tão maravilhosa ^-^

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por O Mundo Por Dentro Dos Livros - Tecnologia Blogger